was successfully added to your cart.

DiabetesFoodObesidade

Adoçantes (parte 3): Mitos e Verdades

Existe outro grupo de adoçantes que são próximos do açúcar comum, porém, seu valor de dulçor se comparado ao açúcar é menor, variando de 2,0 a 2,4. São conhecidos como polióis, sendo mais usados comercialmente os que seguem: Isomaltol, Lactitol, Maltitol, Manitol, Sorbitol e Xilitol. As duas características mais marcantes desses polióis são: são apenas parcialmente metabolizados gerando apenas 2,4 cal por grama, a segunda característica é que são macromoléculas (moléculas grandes) o que lhes confere uma particularidade interessante: atraem água para dentro dos intestinos, provocando diarréia se ingeridos em demasia.

O manitol inclusive é usado por vários laboratórios de análise para provocar o esvaziamento intestinal para exame de fezes. A quantidade necessária para produzir esse efeito varia de produto para produto e de indivíduo para indivíduo. Como referência apenas, podemos dizer que Manitol 20g, Sorbitol e Xilitol 50g, Maltitol 60g, Isomaltol e Lactitol 80g.

São liberados pela ANVISA para uso sem restrições, porém, estudos feitos a cerca de 20 anos consideram interessante reduzir o uso de Sorbitol por portadores de glaucoma. Gostaria de ouvir a opinião de Oftalmologistas a respeito.

 

Pelo anteriormente exposto podemos perceber que, se usados normalmente, não corremos qualquer risco, o excesso seja do que for sempre irá causar algum dano, não sendo diferente o meu conselho.

 

Como já fui várias vezes inquirido sobre uma notícia veiculada pela internet a qual afirmava que a sacarina engordava, já passo a resposta antes que as perguntas cheguem: O pseudo estudo foi feito apenas com 17 ratos, número insuficiente para qualquer avaliação, por outro lado apenas com ratos, cujo metabolismo é bastante diferente do humano. Eu já vi os mesmos comendo com apetite coisas que eu nunca chegaria perto, portanto talvez os mesmos adorem sacarina assim tudo que for adoçado com a mesma será para os mesmos o ”manjar dos deuses” que devorarão com avidez.

 

Palazzo do Diet Light – “Melhor comprar de quem sabe o que fala.”

Pedro Tomelleri

 

Deixe seu comentário
Bem vindo(a) ao Palazzo Diet Light!
Devido ao processo de exportação criamos o palazzodietlight.com, que atende clientes de dentro e fora do país mas que ainda faz parte da Palazzo Diet Light, com a mesma tradição e confiança que você já conhece.