was successfully added to your cart.

DiabetesSaúde física

Benefícios do Consumo de Suco de Laranja durante Refeições Ricas em Carboidratos e Gorduras

By 5 de fevereiro de 2018 No Comments

Palazzo do Diet Light – “Sabor e Saúde com alicerce no Conhecimento”

Estresse oxidativo e inflamação têm um papel importante na fisiopatologia de doenças crônicas, tais como diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares. Uma única refeição rica em gorduras e carboidratos (RGC) induz a um aumento de marcadores inflamatórios e de estresse oxidativos ( produção exacerbada de radicais livres, acima da capacidade do organismo em eliminá-los) em células sanguíneas mononucleares periféricas, tais como linfócitos e macrófagos, (CSMP) ( células responsáveis por auxiliar na eliminação de radicais livres e antígenos).
Alguns estudos já demonstraram que suco de laranja é capaz de prevenir essas respostas através da inibição da expressão de receptores toll like (RTL) e endotoxemia ( atração ás toxinas liberadas por bactérias), e este fato induziu os pesquisadores deste trabalho a estudar a resposta proteômica ( conjunto de proteínas geneticamente expressas na célula ou tecido) em CSMP após uma refeição RGC consumida com água, suco de laranja e bebida isocalórica (água com carboidrato, como por exemplo, suco adoçados com açúcar).
Foram avaliados 12 indivíduos saudáveis em um protocolo de modelo cross-over onde todos os indivíduos realizaram refeições com os três tipos de bebidas, tendo uma semana de intervalo (washout) entre a ingestão das diferentes bebidas e coleta dos dados. Amostras de sangue foram colhidas antes da refeição e após 1, 3 e 5 horas do seu consumo. Foram mensurados o perfil proteômico, glicose, insulina, lipídeos e citocinas plasmáticas.
Os autores encontraram níveis mais altos de glicemia e insulina quando a refeição foi consumida com bebida isocalórica, enquanto não houve diferença entre estes valores quando a refeição foi acompanhada tanto de água quanto de suco de laranja. Os níveis de colesterol total e LDL foram maiores quando a refeição foi ingerida com bebida isocalórica, no entanto, níveis de HDL foram maiores na ingestão de suco de laranja. Quando a refeição RGC foi consumida com água, houve aumento em algumas vias inflamatórias, porém, o sistema imune não sofreu alterações. No entanto, quando a refeição foi consumida com bebida isocalórica, o sistema imune foi estimulado. Cinco horas após a refeição a cascata inflamatória ainda estava ativada.
Quando a refeição foi ingerida com suco de laranja houve uma estimulação de proteínas envolvidas na sinalização de transdução, replicação de DNA e ciclo celular. Diversas vias do sistema imune que são estimuladas pela glicose estavam suprimidas quando foi ingerido suco de laranja juntamente com a refeição e esta ingestão evitou o estresse oxidativo e inflamatório, bem como suprimiu a geração de radicais livres pela ação dos flavonoides presentes no suco. [
Como conclusão desta pesquisa, os autores constataram que a ingestão de suco de laranja foi capaz de suprimir o processo inflamatório induzido pela dieta RGC, bem como regular a expressão de proteínas que desempenham papel chave na regulação do metabolismo.

Referência
Chaves DFS, Carvalho PC, Brasili E, Rogero MM, Hassimotto NMA, Diedrich JK, Moresco JJ, Yates JR, Lajolo FM. Proteomic Analysis of Peripheral Blood Mononuclear Cells (PBMC) after a High-Fat, High-Carbohydrate Meal With Orange Juice. J. Proteome Res. Sep 2017.
Publicado em: segunda, 16 Out 2017, 16:32
In: http://www.nutritotal.com.br/mod/noticia/view.php?id=29578

Deixe seu comentário
Bem vindo(a) ao Palazzo Diet Light!
Devido ao processo de exportação criamos o palazzodietlight.com, que atende clientes de dentro e fora do país mas que ainda faz parte da Palazzo Diet Light, com a mesma tradição e confiança que você já conhece.