was successfully added to your cart.

Obesidade

Cirurgia Bariátrica, Obesidade Severa e Expectativa de Vida

By 3 de novembro de 2017 No Comments

De acordo com um estudo publicado em 2016 na revista médica “The Lancet”, as pessoas que sofrem de obesidade severa perdem 10 anos de expectativa média de vida.

Isso acontece porque o peso excessivo aumenta todos os riscos de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e doenças respiratórias. Frente a isso, a cirurgia bariátrica tem sido uma das soluções para evitar a fatalidade.

Obesidade Severa e cirurgia bariátrica

A obesidade mórbida é considerada uma doença, já que, na maioria dos casos, ela ocorre por fatores genéticos. É bem verdade que fatores ambientais, hábitos alimentares inadequados, sedentarismo, e, também, fatores hormonais, metabólicos e neurológicos também tem importância para que esse tipo de problema aconteça.

Para detectar se uma pessoa tem obesidade severa, basta calcular o seu IMC (Índice de Massa Corpórea) dividindo o peso com o valor de altura x altura. Assim, indivíduos que se situam na faixa de IMC maior que 40 são denominados com obesidade mórbida ou severa. Já os que possuem IMC igual ou acima de 50 possuem super obesidade.

A obesidade severa causa, além da diminuição da expectativa de vida, conforme já mencionado, outros problemas de âmbito psicológico. A depressão, a falta de autoestima e estímulo para viver fazem com que esses pacientes não tenham uma qualidade de vida adequada e nem enxerguem possíveis soluções para a sua doença.

Frente a isso, pessoas próximas e médicos especialistas devem incentivá-los a realizar a cirurgia bariátrica, visto que ela promove alterações metabólicas altamente desejáveis ao organismo.

Estudos comprovam que, tendo em vista os resultados apresentados com as cirurgias já realizadas, ela melhora a expectativa de vida da maioria dos pacientes obesos e, até mesmo, dos obesos com diabetes. Porém, em pacientes com superobesidade, ou seja, com IMC acima de 62, é preciso cautela, pois o processo pode reduzir a esperança de vida prolongada.

A cirurgia bariátrica é a esperança de melhora e de qualidade de vida dos pacientes com obesidade mórbida. Todavia, antes de realizá-la, é preciso que o paciente passe por um tratamento rigoroso que inclui exames específicos e consultas periódicas com psicólogo, pois, antes de cuidar do corpo, é necessário que a pessoa cuide da mente.

Ter uma mente saudável e desprendida das amarras que a obesidade lhe causou é fundamental para o sucesso da cirurgia bariátrica. O paciente precisa entender que sua vida mudará e, com isso, seus hábitos alimentares também devem ser outros.

O pós-operatório é outro aspecto que precisa ser trabalhado com cuidado e atenção por parte dos médicos e do paciente. Diante das porções reduzidas de comida que a pessoa irá ingerir, ela deve ter cautela e paciência. Não é fácil mudar hábitos após anos convivendo com quantidades enormes de alimentos e tendo uma vida sedentária.

No tratamento pós-operatório, a alimentação será totalmente balanceada e a prática de exercícios físicos deverá ser incorporada no dia a dia do paciente. Somente dessa forma ele emagrecerá e manterá o peso de maneira saudável e, tão logo, estará inserido em hábitos equilibrados e harmônicos com o seu corpo.

Deixe seu comentário
Ana Claudia N. Pereira

Author Dra A.Claudia N. Pereira

More posts by Dra A.Claudia N. Pereira

Leave a Reply

Bem vindo(a) ao Palazzo Diet Light!
Devido ao processo de exportação criamos o palazzodietlight.com, que atende clientes de dentro e fora do país mas que ainda faz parte da Palazzo Diet Light, com a mesma tradição e confiança que você já conhece.