was successfully added to your cart.

Saúde física

Diverticulose

By 17 de abril de 2019 No Comments

Observações clínicas assim como estudos radioscópicos associados à medida das pressões intraluminares demonstram que após a contração segmentária da musculatura circular, a parede inteira do segmento cólico compreendida entre dois anéis se contraem determinando uma pressão intraluminar.

Tal pressão, com tensões de paredes iguais, é tanto maior quanto menor for o conteúdo intestinal. Se o cólon está normalmente cheio, a movimentação sincrona da contração do segmento do lado da entrada e o relaxamento do segmento de saída, produz a progressão do conteúdo.

Se o cólon não está cheio, como no caso de dietas de baixos resíduos (refinados) a contração dos vários segmentos será uma obstrução funcional até de (90mHg) provocando dor e a longo prazo o espessamento do estrato muscular, herniação da mucosa e desenvolvimento de bolsas de alta pressão (as diverticuloses). As partes que cedem são aquelas já enfraquecidas por alguma inflamação provocada por putrefações ou fermentações, também resultantes da estagnação do alimento no intestino.

 

 

 

Por isso, na doença diverticular sem complicações, recomenda-se uma dieta rica em resíduos, fibras (verduras, frutas), flocos, mais ou menos 20 g/dia até que se obtenha 1 ou 2 evacuações por dia com fezes pastosas firmes.

Referências Bibliográficas no artigo “Bibliografia Completa” em agosto de 2018.

Deixe seu comentário
Bem vindo(a) ao Palazzo Diet Light!
Devido ao processo de exportação criamos o palazzodietlight.com, que atende clientes de dentro e fora do país mas que ainda faz parte da Palazzo Diet Light, com a mesma tradição e confiança que você já conhece.