Fitoterapia e Alimentação – Parte 3 – O pão de cada dia

Vamos ao desjejum (café da manhã). Pão é o componente principal dessa refeição. Aqui nos deparamos novamente com grande perda de nutrientes, pois usamos o pão branco e não o integral. Da mesma forma que no arroz, é na película do trigo que encontramos as vitaminas, assim como no germe. Vários leitores já terão visto capsulas de óleo de germe de trigo para suprir carência de vitamina E, pois é a maior fonte natural dessa vitamina.
Porém quando compramos farinha integral não encontramos na mesma o germe, pois por ser oleoso,o mesmo rança em dois ou três meses, disso resulta que o pão integral também não tem essa vitamina, porém, tem quase todas do complexo B, além de ter fibras. Disso resulta que: o ideal é comer pão integral e vez por outra comer grãos de trigo integrais. (uma vez que no grão o germe não rança facilmente).
Porém, pessoas que são portadoras da síndrome celíaca devem evitar o pão, seja de trigo, aveia, centeio, ou cevada, pois embora sejam sementes altamente nutritivas e saudáveis possuem glutém, avenina e orzeína que são purinas, as quais, no caso do celíaco causam vários problemas de saúde. O milho possui Zeína, porem em pequena quantidade, assim sendo o celíaco pode, às vezes comer produtos a base de milho, porem com parcimônia. Se você está pensando “tudo bem , vou comer bolo”, esqueça, os bolos também,  são feitos com farinha de trigo. Porém, já existem no mercado bons produtos para celíacos, o pão de queijo é uma alternativa, pois é feito com amido de mandioca geralmente.

Palazzo do Diet Light – Melhor comprar de quem sabe o que fala!

Bibliografia: Dietologia pratica de Pasqule Montenero e Camilo Bonessa  – FERRO EDIZIONI.
                      Tabela Quimica dos Alimentos de Guilherme Franco –   ATHENEU EDITORA
                      A Chave da Longevidade de Helion Povoa – EDITORA OBJETIVA
                      Vivencia própria do articulista ovo lacto vegetariano há 55 anos –  Pedro Tomelleri
 

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *