GOIABADA

Modo de Fazer – Descascar as goiabas, cortar em pedaços e levar ao fogo (água até cobrir). Não retirar as sementes. Quando estiverem macias, desligar, bater no liquidificador e coar em peneira fina. Retornar ao liquidificador, adicionar o AGAR e o DOÇURINHA, bater para homogeneizar e levar ao fogo até ferver. Não é necessário ferver mais que 1 minuto, despejar na forma, desenformar somente depois de totalmente frio. Não é necessário levar à geladeira, fica firme na temperatura ambiente. ESTÁ PRONTA A GOIABADA.
Este processo pode ser adotado para fazer doce de corte com qualquer fruta que desejar, (por exemplo marmelada e marrom glacê). O valor calórico resultante será o da fruta empregada, uma vez que o agar (mesmo que tivesse calorias), pela quantidade usada, não vai alterar o valor calórico.
OPÇÃO 2: GELÉIA – Preparar a polpa conforme a opção 1, porém aqui usaremos 1 colher (sopa = 12g) de PECTINA e o DOÇURINHA. Bater tudo junto no liquidificador para homogeneizar (o que garante textura uniforme à geleia). Exemplo: geleia de 1 kg de abacaxi descascado, 1 colher (sopa = 12g) de PECTINA e DOÇURINHA a gosto (mais ou menos 1 colher de café = 1g). Bater tudo junto até homogeneizar, levar à fervura deixando ferver por 2 ou 3 minutos. Despejar em potes previamente esterilizados. AO ESFRIAR ESTÁ PRONTA A GELÉIA. Praticamente todas as frutas podem ser transformadas em geleia por esse processo.
NOTAS: 1- As geleias assim preparadas podem ser usadas como recheio de bolos, acrescentadas aos SORVETES PALAZZO, ou ainda simplesmente como geleia sobre biscoitos, pães, etc.
2- Nas geleias que serão usadas com a finalidade de grudar os “casadinhos” ou rocamboles, adicionar de 24 a 36g de USEMETADE a cada 100g de polpa (isto aumentará de 80 a 120 Kcal a cada 100g de geleia pronta). Apesar desse acréscimo a geleia ainda será LIGHT e permanecerá DIET.
3- Geleias podem ser feitas com mistura de frutas, por exemplo, geleia de laranja e maçã.
4- Caso queira uma geleia com brilho acrescente 3 colheres (sopa) de USEMETADE para cada quilo de polpa de fruta.
5- Para realçar a cor das frutas vermelhas (morango, goiaba, etc.) acrescente o caldo de um limão galego para cada quilo de polpa.

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *