was successfully added to your cart.

DiabetesObesidadeSaúde física

Fitoterapia e Alimentação – Parte 4 – O Café com Leite

By 2 de janeiro de 2018 No Comments

Embora não seja vegetal, vou abordar o leite para completar a refeição. A natureza criou o leite de cada espécie para servir a seus filhotes de forma específica. Por isso a composição do mesmo não é igual para todas as espécies, variando o teor de gordura de 3 a 50% e a proporção dos aminoácidos que os compõe. É por isso que às vezes mudamos a mamadeira de leite de vaca para leite de cabra e a criança não apresenta mais os problemas, que vinha tendo.

Somos mamíferos, porém por vezes a natureza cria desvios no nosso metabolismo e surge a fenilcetonúria que torna a criança incapaz de metabolizar o aminoácido fenilalanina (considerado essencial) encontrado no leite materno; se não percebido de imediato, pode tornar a criança um “vegetal” em apenas três ou quatro semanas. Para evitar que isso ocorra, exigir o “teste do pezinho” logo após o parto para tomar os devidos cuidados.

Embora mamíferos, quando crescemos vamos perdendo a capacidade de metabolizar o açúcar do leite (a lactose). Quando adultos cerca de 50% das pessoas apresentam essa incapacidade com  distúrbios gástricos, diarreia, gazes, etc. e muitos deixam de ingerir esses alimentos.  Porém nos queijos , a lactose escoou junto com o soro, e no Yogurt (os lactobacilos) e no  kefir, os bacilos caucásicos,  desdobraram a lactose, o mesmo ocorrendo com os leites fermentados. Portanto, o teor de lactose é muito reduzido, por isso o ideal no caso de intolerância, é testar em pequenas quantidades, caso deseje consumi-los. Já  os que tem alergia a lactose, deve procurar um nutricionista para orientar na substituição alimentar, ou procurar desses alimentos isentos de lactose.

Vamos ao café propriamente dito, pretinho, quentinho e estimulante. Se tomado pela manhã pode estimular o corpo e a mente sem problemas, porém, se passamos a tomar café o dia inteiro, começamos a ter problemas, pois a cafeína é uma xantina que favorece a depleção óssea e consequentemente a osteoporose (especialmente se associada a uma vida sedentária), alem de dificultar o sono, se ingerido à noite em altas doses. Resultado, produto saudável – se usado com parcimônia. (Evitar o uso simultâneo de açúcar refinado e chocolate, pois também apresentam o mesmo problema de depleção óssea).

Palazzo do Diet Light – Melhor comprar de quem sabe o que fala!

 

Bibliografia: Dietologia prática de Pasquale Montenero e Camilo Bonessa  FERRO EDIZIONI.

                      Tabela Química dos Alimentos de Guilherme Franco –  ATHENEU EDITORA

                      A Chave da Longevidade de Helion Povoa –  EDITORA OBJETIVA

                     Vivencia própria do articulista ovo lacto vegetariano há 55 anos –  Pedro Tomelleri

 

Deixe seu comentário
Bem vindo(a) ao Palazzo Diet Light!
Devido ao processo de exportação criamos o palazzodietlight.com, que atende clientes de dentro e fora do país mas que ainda faz parte da Palazzo Diet Light, com a mesma tradição e confiança que você já conhece.