was successfully added to your cart.

Diabetes

Mitos e fatos sobre a diabetes.

By 8 de setembro de 2017 No Comments

Infelizmente a diabetes é uma doença cada vez mais presente no mundo. Talvez seja por isso que a mídia tanto ajuda com informações que nos lembram a importância de preveni-la, mas mesmo com todo o amparo nacional em relação a essa doença, ainda ficamos na dúvida a respeito dos mitos e fatos sobre a diabete, afinal, tudo o que dizem é a verdade?

É isso o que vamos descobrir no artigo de hoje que traz uma lista com os mitos e fatos sobre a diabetes.

Lembre-se que tanto para o processo de prevenção, quanto para o tratamento, é extremamente importante se atentar e saber o máximo possível sobre os fatos desse mal, e fugir dos mitos, que muitas vezes só atrapalham.

Mitos e fatos sobre a diabetes – Fatos

Vamos começar pelas informações verdadeiras e cientificamente comprovadas:

1 – Diabetes não tem cura: ainda não existe uma cura para a diabetes, entretanto já existem estudos que futuramente podem mudar essa afirmação de lista. Para o diabetes tipo 1, os especialistas estão trabalhando e desenvolvendo uma terapia com células tronco para pacientes com o diagnóstico recente. Para o diabetes tipo 2, as cirurgias de redução de estômago já apontam bons resultados, mesmo para aquele que não têm problema com o peso.

2 – A gravidez pode ser uma causadora da diabetes: esse é o pouco falado, mas existente, diabetes gestacional. Ele acontece quando os hormônios da gestação dificultam o processo da insulina, o que consequentemente aumenta o nível de açúcar no sangue.

3 – Pessoas diabéticas não podem exagerar no consumo de massas, pães e outros carboidratos: esse é um super fato que vale sempre ser relembrado, porque os carboidratos brancos possuem uma quantidade grande de açúcar que pode chegar na corrente sanguínea.

4 – O estresse descontrola o diabetes: sim, e por isso, os médicos recomendam que os diabéticos procurem se estressar o mínimo possível, seja por questões pessoais ou profissionais. Quando ficamos nervosos, a nossa taxa de glicose no sangue aumenta.

Mitos e fatos sobre a diabetes – Mitos

1 – Diabéticos não podem consumir nenhum alimento com açúcar: não existe a necessidade de exagerar em relação a isso, porque o açúcar e outros carboidratos são igualmente metabolizados. O açúcar pode sim ser consumido por diabéticos, de forma controlada e de olho nos níveis glicêmicos pré estabelecidos para cada situação.  

2 – Todas as pessoas acima do peso desenvolverão a diabetes tipo 2: essa afirmação não é uma lei, por isso é incorreto dizer que todas as pessoas que estão acima do peso, de uma maneira ou outra, desenvolverão o diabetes tipo 2. O sobrepeso exagerado, realmente, é um ponto que pode desenvolver a doença, mas outros fatores, como a genética familiar, também são risco.

3 – A insulina causa dependência química: Mito, os pacientes que utilizam a insulina não fazem isso porque querem ou porque estão dependentemente viciados, eles fazem por uma questão de necessidade.

4 – Diabetes é contagioso: é absurdo, mas muitas pessoas ainda acreditam nessa informação mentirosa. O que existe é uma predileção genética em relação a doença, especialmente a diabetes tipo 1, não um contágio comum, devido a relação com um diabético.

Os mitos e fatos sobre a diabetes vão além desses mais comuns, citados aqui. Então, não se esqueça que é extremamente importante manter contato com o seu médico, para evitar que desnecessárias preocupações se tornem parte da sua rotina.

 

Deixe seu comentário
Dra A.Claudia N. Pereira

Author Dra A.Claudia N. Pereira

More posts by Dra A.Claudia N. Pereira

Leave a Reply

Bem vindo(a) ao Palazzo Diet Light!
Devido ao processo de exportação criamos o palazzodietlight.com, que atende clientes de dentro e fora do país mas que ainda faz parte da Palazzo Diet Light, com a mesma tradição e confiança que você já conhece.