was successfully added to your cart.

São produtos de síntese do CO2 e H2O efetuada através da fotossíntese das plantas. A  nível de absorção, quanto mais simples mais rapidamente são absorvidos.

Os monossacarídeos (glucose, frutose, galactose e manose) são absorvidos provavelmente no duodeno e no jejuno (nos primeiros 50 – 100 cm), porém possuem velocidade de absorção própria para cada um.

A glucose é absorvida imediatamente e entra em circulação como glucose livre, já a frutose atravessa a barreira intestinal após fosforilação, mas no fígado, por ação da frutoquinase e do ATP se transforma em Frutose – 1 – fosfato, que pode ser fosforilada diretamente a glucose – 6 – fosfato, ou ser metabolizada independentemente até gliceroaldeído.

A galactose, por sua vez, é transformada em glucose através da fosforilação no intestino, seguida de uma fosforilação através da galactoquinase na presença do ATP e a seguir pela ação de uma enzima específica, uma transferase na presença de um transportador, o uridindifosfato.

A ausência dessa transferase é a razão da galactossemia congênita.

                                            

 

A glicólise (degradação dos hidratos de carbono) tem como ponto de partida o glicogênio ou a glicose livre.

No primeiro caso (por fosforilação) se forma a glucose – 1 – fosfato, no segundo se forma glucose – 6 – fosfato pela ATP, podendo ser essa glicólise anaeróbica ou aeróbica.

A glicólise anaeróbica fornece 36 kcal por mol de glucose com formação de 2 moles de ATP numa sequência conhecida como ciclo de EMBDEM-MEYERHOF até a formação do ácido PIRÚVICO.

O ácido pirúvico pode seguir a via anaeróbica e ser reduzido pelo NAD (nicotinamida adenina dinucleotídeo) a ácido lático (como nos músculos) ou a via aeróbica a ser transformado em Acetil CoA que entra no ciclo do ácido cítrico (ou de Krebs).

Neste ciclo entram não apenas os produtos resultantes da glicólise, mas também os produtos da oxidação dos lipídios e alguns aminoácidos.

 

Poder edulcorante de diversos açúcares tomando-se a sacarose como 100:

 

Sacarose        100,00 Maltose 32,5
Frutose   173,3 Ramnose        32,5
Invertose   127,4 Galactose 32,1
Glucose     74,3 Lactose 16,0
Xilose     40,0 Rafinose 22,6

 


Deixe seu comentário
Dra A.Claudia N. Pereira

Author Dra A.Claudia N. Pereira

More posts by Dra A.Claudia N. Pereira

Leave a Reply

Bem vindo(a) ao Palazzo Diet Light!
Devido ao processo de exportação criamos o palazzodietlight.com, que atende clientes de dentro e fora do país mas que ainda faz parte da Palazzo Diet Light, com a mesma tradição e confiança que você já conhece.