was successfully added to your cart.

DiabetesFoodLifestyleObesidadeSaúde física

PROBLEMAS QUE PODEM AFETAR OS RECEM NASCIDOS – Pedro Tomelleri

Nota – o “teste do pezinho” na atualidade detecta mais de 20 tipos diversos de doenças genéticas que tratadas a tempo evitarão muitos problemas ao futuro cidadão. De leve deficiência mental à vida vegetativa, chegando inclusive ao óbito. Por isso desde o dia do nascimento, problemas encontrados devem ser monitorados e tratados. A seguir vamos abordar os mais comuns.

Para quem deseja saber mais, temos a dizer o seguinte: nosso corpo é formado por um número enorme de proteínas e essas por sua vez são compostas de aminoácidos (“tijolinhos” que constroem as diversas proteínas do nosso corpo). Vários problemas afetam a absorção desses tijolinhos assim como a absorção de alguns carboidratos específicos.

Não dos damos conta disso, porém nosso corpo é um laboratório vivo, aliás o corpo de todos os seres vivos. O laboratório central é o fígado, seguido pelos rins e todas as glândulas endócrinas (que produzem hormônios). O nosso corpo é renovado o tempo todo. Praticamente a cada 35 dias nosso sangue não terá mais nem uma célula sem substituição, serão todas novas. O mesmo ocorre (porém com tempos diferentes) com todas as estruturas do corpo (exceto o sistema nervoso que não se renova) é por isso que quando sofrem um acidente que afeta um nervo, podem ficar paralíticos da região comandada por esse nervo. A seguir vocês vão aprender o que seu corpo sem qualquer diploma sabe fazer.

Devemos lembrar que além de ser um laboratório, o corpo humano é uma máquina dinâmica, isto é, se ajusta conforme a demanda, por isso, recomendamos tanto a movimentação física. Vocês já repararam que quando alguém engessa um membro, quando tira o gesso, esse membro está mais fino?. Isso se deve á perda de massa muscular, pois após apenas 40 minutos de imobilização, o musculo começa a atrofiar. Agora vocês sabem porque, os astronautas tem aparelhos para se exercitar em áreas de gravidade zero.

A FENILCETONURIA (oligofrenia fenilpirúvica para os especialistas) é uma “doença” não tão rara como se supunha há uns 20 anos, autossômica, recessiva, devido à falta de um enzima (o corpo não produz) a fenilalanina hidroxilase  cuja carência provoca o bloqueio da fenilalanina que, ao invés de se transformar em tirosina, se acumula no sangue e por transaminação (reação química que o corpo produz) produz ácido fenilpirúvico e seus metabolitos que envolvem, pelo seu dismetabolismo (metabolismo defeituoso), também o triptofano.

Disso resulta uma sintomatologia atribuível em parte ao excesso de fenilalanina e seus metabólitos e em parte ao metabolismo alterado do triptofano, percebida como retardamento mental com laivos esquizóides, crianças loiras com olhos azuis predispostas à foto sensibilidade e eczemas e sinais extrapiramidais (tremores, ataxia, hipertonia).

Através de exame de pneumoencefalograma será verificada a atrofia dos lobos frontais e por exames laboratoriais a presença de ácido fenilpirúvico na urina, razoável aumento de fenilalanina hemática (>20mg%) mais evidente entre os sexto e décimo quarto dias.

Devido aos problemas mencionados, o leite materno deve ser evitado, pois é rico em fenilalanina, podendo transformar a criança num “vegetal”; nutricionistas ou nutrólogos devem orientar a alimentação necessária.

 

Palazzo do Diet Light, “Melhor comprar de quem sabe o que fala”.

Deixe seu comentário
Dra A.Claudia N. Pereira

Author Dra A.Claudia N. Pereira

More posts by Dra A.Claudia N. Pereira

Leave a Reply

Bem vindo(a) ao Palazzo Diet Light!
Devido ao processo de exportação criamos o palazzodietlight.com, que atende clientes de dentro e fora do país mas que ainda faz parte da Palazzo Diet Light, com a mesma tradição e confiança que você já conhece.