was successfully added to your cart.

DiabetesFoodLifestyleObesidadeSaúde física

Você sabe o que são os Edulcorantes?

By 12 de junho de 2018 No Comments

EDULCORANTES = ADOÇANTES 

Edulcorantes são aditivos alimentares de sabor extremamente doce usados para substituir total ou parcialmente o açúcar. Classificam-se em:

Adoçantes de mesa: elaborados com edulcorantes previstos na legislação e açúcar (não é indicado para diabéticos);

Adoçantes dietéticos: são aqueles cujas matérias primas sacarose, frutose e glicose não podem ser utilizadas em sua formulação, uma vez que os mesmos são indicados para diabéticos.

ESCLARECIMENTOS

  • Qual a finalidade adoçantes?

Destinam-se a fabricação de produtos para diabéticos, que precisam controlar o consumo de açúcar ou retirar da dieta.

  • Seu consumo é prejudicial á saúde?

Não. A segurança de aditivos alimentares é proporcionada por estudos científicos. Os estudos são avaliados pelo Comitê conjunto de peritos em Aditivos Alimentares da FAO/OMS (JECFA) órgão que estabelece a Ingestão Diária Aceitável (IDA) por toda vida, sem risco à saúde.

  • Adoçantes engordam?

Não há evidencias cientificas conclusivas para este efeito. Para controle do peso a recomendação é de consumir alimentação nutricionalmente equilibrada e pratica atividade física frequente e orientada.

  • Existem restrições ao consumo de adoçantes?

De modo geral não. A IDA estabelece a quantidade de adoçante por mg por kg de peso corpóreo. Os estudos utilizados na avaliação de segurança de adoçantes consideram diferentes grupos populacionais, como homens, mulheres, crianças, idosos, gestantes e diabéticos antes da liberação para consumo.

  • O adoçante natural é mais saudável que o artificial?

Não necessariamente. Seja natural ou artificial, todo adoçante deve passar por uma avaliação toxicológica antes de ser aprovado uso, pois na natureza também encontramos substâncias nocivas à saúde.

  • Há risco de consumo acima da dosagem diária (IDA) recomendada para consumidores regulares de edulcorantes?

A IDA está bem acima do consumo habitual da maioria das pessoas. Exemplo, um adulto de 60kg pode consumir até 2.400mg de aspartame, o que equivale a 60 saches de 1g de adoçante ou quase 4,5 litros de refrigerante adoçado só com aspartame, mas a maioria dos alimentos e bebidas diet e light utilizam uma mistura de adoçantes, tornando o limite do consumo mais distante.

ADOÇANTES APROVADOS NO BRASIL E IDA

A legislação brasileira se baseia na avaliação da IDA para liberar o uso de aditivos e estabelecer os limites de consumo.

 

Edulcorante IDA (mg/kg peso/dia
Sorbitol (natural) Não especificada*
Manitol (natural) Não especificada*
Isomaltitol (natural) Não especificada*
Maltitol (natural) Não especificada*
Sacarina 5
Ciclamato 11
Aspartame 40
Glicosídeos de esteviol (estévia) (natural) 4
Acessulfame de potássio 15
Sucralose 15
Neotame 2
Taumatina Não especificada*
Lactitol (natural) Não especificada*
Xilitol (natural) Não especificada*
Eritritol (natural) Não especificada*

*Não especificada: significa que não apresenta risco à saúde nas quantidades necessárias para o efeito tecnológico desejável.

ASPARTAME

Embora o aspartame seja aprovado em mais de 120 países, e no Brasil, portadores de fenilceto-núria não podem consumir aspartame.

CICLAMATO MONOSSÓDICO

O ciclamato foi descoberto em 1937 e é utilizado em mais de 50 países (Europa, Ásia, América do Sul, Norte e África). Há cerca de 475 estudos que comprovam que o ciclamato não é carcinogênico; 24 estudos comprovam que mesmo com consumo por toda vida não houve alteração em animais de laboratório, e em humanos. Por isso, mantém-se a aprovação e dosagem atribuídas ao ciclamato pelo JECFA.

“Com base em evidências científicas disponíveis, as autoridades definem a ingestão diária aceitável (IDA), que é a quantidade máxima recomenda de consumo de um aditivo, expresso com base no peso corporal, que pode ser ingerido ao longo da vida sem riscos para a saúde”, explicou o toxologista, enfatizando que a IDA também pode ser considerada para crianças e mulheres grávidas.

 

LEITE CONDENSADO DIET

CREME TIPO PETIT SUISSE DIET LIGHT

Ingredientes:

1 lata de creme de leite light (290g)

1 pacote de leite condensado Diet Light Palazzo preparado conforme rótulo.

1 Pote (170g) de iogurte natural desnatado

1 pacote de refresco de morango, zero açúcar

Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje em tacinhas. Obs.: Se armazenado em congelador ou freezer pode ser consumido como sorvete.

Referências:

sbiad.org.br (Associação brasileira da Industria de Alimentos para fins especiais e Congêneres);

Gollucke A P B, et al; Edulcorantes em alimentos: aspectos químicos, tecnológicos e toxicológicos. São Paulo, Editora Phorte,2009

https://www.palazzododietlight.com.br/

“O número de câncer entre os diabéticos é 20 vezes menor que entre as pessoas não diabéticas devido aos cuidados com a saúde de um modo geral.”

Pedro Tomelleri

Sócio Fundador do Palazzo do Diet Light

 

Deixe seu comentário
Dra A.Claudia N. Pereira

Author Dra A.Claudia N. Pereira

More posts by Dra A.Claudia N. Pereira

Leave a Reply

Bem vindo(a) ao Palazzo Diet Light!
Devido ao processo de exportação criamos o palazzodietlight.com, que atende clientes de dentro e fora do país mas que ainda faz parte da Palazzo Diet Light, com a mesma tradição e confiança que você já conhece.